Possibilidades de incremento e melhoria no processo

O primeiro ganho expressivo na implantação do CRM com certeza é a centralização e organização dos dados da empresa,  quando toda equipe tem uma única base de trabalho para consultar a atualização das informações acaba sendo feita em tempo real e se multiplicando rapidamente para todo o fluxo de trabalho.

Com a casa arrumada e as informações centralizadas começa a sobrar tempo e recursos para pensar em melhorias no processo,  contudo é neste momento que o projeto de implantação do CRM corre risco,  pois quando é que começa a vislumbrar as facilidades e funcionalidades da ferramenta oferece cada um foca especificamente no seu processo, ou necessidade a ser resolvida,   e é neste momento que corremos risco de criar uma colcha de retalhos.

Ao longo dos anos tenho observado que os processos o maior sucesso de implantação e customização foram os que tiveram uma peça central para documentar avaliar e discutir os processos antes de passar as solicitações para a customização.   Semana passada Participei de uma live no Instagram em um dos clientes aqui da soluções de CRM participou para dar seu depoimento sobre  os benefícios e vantagens que conseguiu alcançar com a implantação e customização no Simple Pack CRM dentro do fluxo de trabalho da empresa.  Na sua apresentação ele destacou a importância de ter este profissional especificamente para cuidar do projeto gestão do relacionamento com o cliente e as automações dos processos internos e externos da empresa,  me chamou a atenção  a fala aonde ele destaca que este profissional é uma pessoa da base do fluxo de trabalho,  trata-se de um profissional que vende se “coloca a mão na massa no dia a dia”.

Nesse projeto em particular,  tivemos uma experiência bastante interessante como fornecedores tanto da hospedagem do CRM quanto  no trabalho de programação e customização do código para atender as demandas da empresa, pois  a equipe interna dedicou cerca de um ano de trabalho mapeando o fluxo no processo início até o final,  simulando o procedimento que é feito na implantação da ISO 9000 documentando e formalizando cada etapa.  No final desse trabalho a equipe interna me chamou para apresentar a documentação, os conceitos fundamentais para realização de cada etapa e a organização, ou estrutura, documento que recebemos para modelar o escopo do projeto.

Não me canso de dizer que a parte mais interessante deste projeto foi trabalhar, não modelando processos  mas sim traduzindo ou convertendo  a documentação que não foi entregue para linguagem de programação e estrutura de banco de dados.  Sem exagerar  posso dizer com segurança que  de todos os projetos que realizamos de customização de longe este foi o mais bem executado,  rápido e simples de implementar.

Ok,  você pode dizer que houve o custo com mão de obra interno,  e estamos falando aqui de um ano de trabalho,  e depois mas o custo com a programação.   Entretanto a fase de mapeamento e planejamento dos processos Economizou centenas de horas com reuniões de revisão e correção da programação na etapa do desenvolvimento e na posterior apos colocar o projeto em produção,  Foi simplesmente genial entregar o projeto e as pessoas sentarem para trabalhar, como ser a ferramenta sempre estivesse ali e já fizesse parte do dia a dia há muitos anos.

Dei essa volta toda para compor um cenário de possibilidades destacando a importância do trabalho de mapeamento, crítica e formalização dos processos antes de investir em alterações no software. O trabalho de customização de qualquer ferramenta começa com uma folha de papel em branco e uma caneta,  quero te convidar assistir um breve vídeo sobre a estruturação do Funil de vendas no link do nosso site https://www.solucoesemcrm.com.br/funil-de-vendas/,  por incrível que pareça o que hoje é divulgado amplamente a internet como uma ferramenta moderna de gestão das atividades comerciais de qualquer empresa,  na verdade é um conceito com mais de 30 anos,  como eu explico e demonstro no vídeo do link.

Caminhando para final de mais este post agradeço a você que acompanhou o conteúdo até aqui,  deixo meu muito obrigado por navegar para o site da Soluções em CRM assistir o conteúdo do nosso sumiu de vendas,  desejo-lhe uma ótima semana com bons negócios.