Maturidade digital

Esta semana participei de uma reunião em um grupo de trabalho e ouvi este “termo”, do coordenador da reunião, de pronto o assunto me chamou atenção e provocou um questionamento no mínimo interessante. Hoje em dia o acesso a ferramentas e dispositivos digitais é muito comum, quem não tem um smartphone com o assistente do Google, ou da Apple, oferecendo os mais variados serviços e suportes de organização de agenda, alerta de postagem nas redes sociais, previsão meteorológica, GPS para chegar a um determinado endereço e até mesmo como secretária digital para poder escrever artigos como este que estou fazendo agora.

E aí é que vem a curiosidade sobre maturidade digital, temos tantos recursos, acesso a tantos formatos de informação, conexão por voz e vídeo com qualquer parte do planeta que esteja conectado à internet, então como ter dúvidas se nós temos ou não maturidade digital?  Então, partindo desta dúvida fiz um breve exercício, aqui para nós na empresa mesmo, sobre como lidamos com os recursos e ferramentas que temos a nossa disposição, e apesar de trabalharmos de maneira integrada com profissionais espalhados pelos cinco continentes, notei que no quesito “maturidade digital” para utilização destes recursos maravilhosos de conexão e produtividade ainda temos um longo caminho a seguir.

Cheguei a essa conclusão por conta de pequenas atividades e coisas no dia a dia, seja uma breve tarefa de agendar uma reunião, documentar a ata do que foi tratado, registrar uma ligação ou simplesmente mandar um e-mail.  Percebi que não somos 100% conectados e disciplinados em todas as atividades, e por vezes nos deparamos com “enroscos”, por assim dizer, na hora de tirar um relatório ou acompanhar o andamento de uma negociação, onde faltou um registro ou informação que não estava completamente detalhada.

Veja que interessante, aqui na empresa nós trabalhamos 100% utilizando plataforma do Simple Pack CRM, para todas as atividades rotineiras, salvo em algumas atividades que utilizamos outros softwares com funções específicas, por exemplo editores de texto para programação, ferramentas de acesso à banco de dados e até de forma comum, planilhas. No final do dia de trabalho, percebo que cada pessoa foca especificamente nas suas atividades, sem muita preocupação com o encaminhamento para a próxima tarefa.  Nos acostumamos de tal forma a trabalhar com o processo todo integrado com o Simples Pack CRM que paramos de dar atenção a esse detalhe do fluxo da informação.

Caminhando para concluir este breve devaneio sobre tecnologia, penso que a evolução das ferramentas para executar os trabalhos repetitivos, e maçantes, nos permite o conforto e facilidade de não ter que nos preocupar como e por que as tarefas mecanizadas, por assim dizer, são realizadas.  Concluo com o entendimento pessoal que são dois os pontos deste breve devaneio, primeiro que nós como desenvolvedores de soluções em CRM devemos nos aprimorar diariamente para entregar processos cada vez mais sofisticados, e eficazes, para atender o segundo ponto do devaneio, não ter que se preocupar com o arquivamento central das informações a sua organização e nem com como e por que a automação foi feita.

Seguindo o costume agradeço a você que chegou até este ponto do texto e te convido a navegar pelo site do Simple Pack CRM para conhecer um pouco mais sobre como conseguimos entregar processos simples e sofisticados para os nossos clientes.