Pontos de checagem e resultados

Seja qual for a situação, certeza já tinha um CRM e está mudando de software ou se é a primeira implantação em ambos os casos a atenção deve ser direcionada para os resultados práticos alcançados desde o início. Por mais óbvio que possa aparecer, é bastante comum numa implantação a equipe se debruçar sobre as funcionalidades que o software disponibiliza, para definir customizações que atendam necessidades pontuais e as integrações com ERP e outras plataformas, com certeza todos esses pontos são muito importantes, com tudo desviam a atenção do ponto principal.

Antes de elencar uma série de indicadores como pontos de checagem e resultados, é importante ter bastante claro qual principal função do novo software de CRM que está sendo implantado na empresa deverá cumprir, é uma ferramenta para apoiar a equipe de vendas na gestão das oportunidades e o funil de vendas, será utilizado como ferramenta de gestão de abertura de chamados para atendimento aos clientes, talvez uma ferramenta para integrar com o ERP e extrair dados para geração de relatórios, gerenciar a agenda do pessoal técnico de campo, e por aí vai uma infinidade de objetivos.  Entretanto o objetivo deve ser único da implantação, claro que depois de atingido o objetivo principal aí começam as derivações dentro da estrutura da empresa cada departamento puxando recursos e funcionalidades da ferramenta para o seu foco de trabalho, mas se não tivermos um objetivo principal a ferramenta de CRM acabará virando apenas uma peça de burocracia dentro do processo.

Depois dessa volta básica, vamos dizer que o objetivo principal da implantação do CRM seja centralizar as informações para que toda equipe,  esse objetivo tem como propósito acabar com as planilhas com listas de clientes espalhadas dentro da rede da empresa, que só fazem gerar duplicidade e retrabalho, para esta situação o indicador é bastante prático e simples, ele é baseado na inserção de dados dentro do CRM número de empresas, ou clientes / contatos, que deve ser o mesmo que o cadastro do ERP, e se a empresa ainda não tem uma ferramenta de ERP com certeza a área financeira tem relação de todas as empresas, ou clientes, para quem emitiu nota fiscal.

Apresentando mais um exemplo prático, o objetivo principal seja gerenciar o funil de vendas, ter relatórios em tempo real e acompanhamento par e passo de quantas propostas foram emitidas no mês, qual o estágio de andamento e ter uma previsibilidade de fechamento mês a mês adiante. Para cumprir esta meta, note a importância de se utilizar uma base de informações centralizada, a equipe comercial necessariamente precisa lançar as propostas abaixo do cadastro dos potenciais e dos clientes deixando dessa maneira os dados relacionados, seguido pela clara atualização das informações, conforme vai interagindo com os clientes.

Vamos dizer que o objetivo da empresa é fazer a gestão da abertura de chamados e atendimentos aos seus clientes, da mesma forma se não tiver os dados dos clientes em uma base centralizada não será possível realizar a tarefa, principalmente no momento em que for preciso apresentar relatórios para avaliação e tomadas decisões.

Perdoe a redundância, mas note que os indicadores de performance são um plano secundário visto a importância do objetivo para qual a ferramenta está sendo implementada, quando chegar o momento de tomada de decisão da troca da ferramenta de CRM ou da implantação de um novo sistema, ou plataforma, busque a visão clara do objetivo principal que servirá de base para todos os indicadores que você irá utilizar no dia a dia. Entendo que a expectativa é de ter aumento de performance de fechamento de pedidos, diminuição no tempo de atendimento aos clientes, automação de processos repetitivos eliminação de gargalos nos trabalhos, integrar todas as informações como se estivessem em uma única plataforma para evitar ter que utilizar diversos softwares para realizar o trabalho no dia a dia, entretanto, preciso destacar que se não tiver um objetivo claro nenhum destes indicadores serão alcançados.

Caminhando para o encerramento de mais um post, agradeço pelo seu tempo e leitura até este ponto e te convido a navegar mais no nosso site do Simple Pack CRM, https://simplepackcrm.com.br, e navegar nas áreas de informação do https://www.solucoesemcrm.com.br