Ingram Micro do Brasil

Relato de projeto e implantação

Como centralizar as informações das revendas Ingram Micro - IBM para aproximação entre a equipe do canal de distribuição e as revendas.

Partindo do cadastro base no ERP (Prothes) a equipe tinha os dados básicos da "Pessoa Jurídica", contudo, faltava o detalhe sobre as pessoas que estavam à frente da revenda, quem serão os diretores, os técnicos, etc. Quais certificações dos produtos IBM a revenda estava habilitada, quem eram os técnicos certificados e qual o tempo de validade dos certificados.

Customização e importação dos dados

Utilizando planilhas exportadas do ERP, montamos uma base de dados para o trabalho de organização e garimpagem de dados antes da importação para o CRM. Tomando como base os campos do banco de dados criamos no cadastro das contas "abas" com campos equivalentes para receber a informação e permitir a busca rápida no CRM, seguido da customização dos filtros e relatórios rápidos. Foi necessário expandir a customização para o cadastro dos contatos permitindo a visão detalhada por técnico na revenda.

Priorizando as etapas do processo

Atualização dos dados após a importação das planilhas foi necessário contatar as revendas para atualizar os dados como telefone, website e e-mail dos sócios, diretores e técnicos. Para otimizar a tarefa desenvolvemos rotinas de Workflow que disparavam mensagens com link para questionário de atualização que capturava os dados inserindo direto na base de dados do CRM. A tarefa gerou dados de produtividade diária por colaborador que permitiu a previsão da data término, também destacou o índice de aproveitamento dos dados vindos do ERP que gerou nova tarefa de retorno das informações para o time da área financeira.

Aprimoramento das buscas, com as informações atualizadas na base do CRM o time de marketing e a equipe de atendimento do canal IBM iniciaram as ações de contato direcionando os esforços por campanha e ou produto conforme o direcionamento. Conforme as campanhas eram disparadas e as oportunidades direcionadas para as revendas, conforme qualificação e certificação, surgiu uma nova linha de ação para o time de distribuição, o direcionamento de treinamento e ação de certificação das revendas. A visibilidade do efetivo e capacidade de atendimento das revendas revelou a migração de técnicos entre as empresas.

Automação da comunicação, valendo-se da funcionalidade de envio de e-mails por campanhas as áreas de Marketing e Canal de atendimento ganharam o valioso recurso de organização de cadastro de contatos por área ou produto formando listas qualificadas para disparo de emails com convites para eventos e treinamentos, informativos, relatórios, peças de campanhas, etc. Com o apoio de treinamento em vídeo, com passo a passo do processo de montagem de campanha e programação do disparo dos emails, toda equipe de atendimento do canal e o time de marketing tornaram-se independentes para as ações do dia a dia.

Sobre a Soluções em CRM

A Soluções em CRM tem por missão a automação de processos com o objetivo de ajudar as empresas a oferecer uma experiência de excelência no atendimento aos seus clientes. Para as empresas que precisam de uma plataforma orientada para centralizar, organizar e automatizar seus processos, fornecemos para as equipes nossa experiência em tornar simples o que era complicado. Tarefas rotineiras em fluxos automatizados, gerando uma visão clara dos processos permitindo alcançar novos níveis de desempenho e previsibilidade de negócios.