Decatron

Relato de projeto e implantação

Método de trabalho contemporâneo, tecnologia da plataforma de CRM ultrapassada.

Este foi um típico caso de investimento de customização de uma plataforma que não acompanhou a evolução das linguagens de programação e tornou-se obsoleta, apesar do método de trabalho na empresa cliente ter evoluído de forma contemporânea, as demandas chegaram ao limite que a plataforma não conseguia mais atender. Nosso trabalho foi mapear todo o processo na ferramenta antiga, layout de telas, campos, funcionalidades e banco de dados para poder migrar todo contexto sem perder as informação com mais de 17 anos de registros.

Base de dados e o contexto de trabalho

Apesar da estrutura de banco de dados e ordenação de tabelas ser antigos, os conceitos de agrupamento de informações eram bem definidos, Contas, Contatos, Oportunidades, etc. A "novidade" ficou por conta do método de trabalho baseado em um modelo de planilha de orçamento que era a base de todo processo comercial. A ferramenta antiga, base MicroSoft, lia os dados para importar para a base e montar os relatórios. Moldamos o Simple Pack CRM para ler os arquivos XLSX e reproduzir o mesmo processamento de importação de dados.

CRM velho, processos antigos, novo CRM

Como pontuamos no início, o que motivou a mudança de plataforma foi o limite da tecnologia do sistema utilizado. Nossa missão foi reproduzir as funcionalidades e fluxo de trabalho que já estavam funcionando a mais de 20 anos, mas dentro desse contexto os recursos contemporâneos sempre abrem a visão para as possibilidades de incremento ou correção dos processos.

Depois de absorver os processos do antigo CRM, passamos para a etapa de incremento e melhoria do fluxo de trabalho como, por exemplo, a inclusão do módulo de registro de oportunidade por fabricante, o módulo de gestão de documentos para montagem das propostas e um módulo para centralizar e organizar os documentos após o "pedido fechado" para auxiliar as consultas da equipe de faturamento.

Dentro dos processos também havia a troca de dados entre o CRM e o ERP, como o CRM era uma adaptação do ERP com customizações para apontar as oportunidades e gerar os pedidos tudo rodava sobre a mesma plataforma e banco de dados, contudo, a empresa também trocou a versão do ERP para uma que trabalhasse no formato Cloud e tivesse recursos de integração por API, assim como o Simple Pack CRM.
Com os novos recursos de integração por API o trabalho base foi mapear os dados no CRM e formatar seguindo a documentação para envio para o ERP, da mesma maneira as rotinas de consulta de informações do ERP para atualização no CRM, como a posição de cobrança e faturamento efetivados.

Sobre a Soluções em CRM

A Soluções em CRM tem por missão a automação de processos com o objetivo de ajudar as empresas a oferecer uma experiência de excelência no atendimento aos seus clientes. Para as empresas que precisam de uma plataforma orientada para centralizar, organizar e automatizar seus processos, fornecemos para as equipes nossa experiência em tornar simples o que era complicado. Tarefas rotineiras em fluxos automatizados, gerando uma visão clara dos processos permitindo alcançar novos níveis de desempenho e previsibilidade de negócios.