No momento não preciso de CRM …

Recebi esta resposta a um primeiro contato apresentando o Simple Pack CRM para um potencial, achei interessante publicar dentro do contexto da negativa de oferta de qualquer produto, explico:

O volume de informações que recebemos diariamente é tamanho que naturalmente construirmos ferramentas, ou atalhos, para lidar com velocidade e tratar o volume de mensagens recebidas, estamos falando da famosa resposta automática. A resposta que o potencial cliente me mandou poderia ser “não preciso de Vassouras neste momento” ou então “não estou interessado em pacotes viagens” é possível aí vai.

Ao meditar sobre o contexto da negativa, cheguei ao entendimento que por mais que tenhamos conteúdo na internet falando sobre CRM, o termo ainda não é comum como por exemplo ERP, que vem sendo trabalhado desde a década de 90. Digamos que só por mencionar a sigla ERP, as pessoas naturalmente associam a gestão financeira e Contábil.

Mas voltando ao CRM, convido o honrado leitor a meditar sobre qual a importância de gerenciar o relacionamento com seus clientes? Você saberia medir, ou quantificar, a importância em ter os dados de quantas vezes você conversou com seus clientes, ou quando foi a última vez que falou com seu cliente e sobre o que você conversou, as informações sobre quantos orçamentos você enviou para ele, quais foram os termos que foram negociados e quantas propostas você ganhou e quantas você perdeu, e dentro deste universo medir o que funcionou para ganhar a proposta e qual foi o motivo das que você perdeu.

Retornando para a negativa que me levou a escrever este artigo, montei um relatório para quantificar as negativas que eu e minha equipe de representantes recebemos diariamente, percebi que apenas 5% das ligações evoluíram para um segundo contato. Com esta informação estruturamos um procedimento de pré apresentação e depois ligar para o potencial, sem surpresa nosso índice de evolução para apresentação e proposta subiu para 32% das ligações, com isso aumentamos nosso número de propostas emitidas e por consequência a quantidade de pedidos.

Sempre falo em meus artigos que “administrar é tomar decisões sobre dados e números”, ter uma plataforma de CRM como o Simple Pack vai te ajudar a captar estas informações e tomar decisões melhores, que naturalmente levarão a melhorar os resultados de vendas e a maximizar a capacidade comercial da sua empresa.

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