Vendas 3.0

Se você é o dono da empresa, diretor comercial ou o gerente este artigo foi escrito para te fazer pensar um pouco sobre a web e as vendas.

Houve um tempo em que se a empresa não tivesse um telefone fixo ela não estava pronta para o mercado, depois passamos pela fase em que a empresa deveria ter um fax para poder se comunicar com o mercado, então surgiu a web.

Dificilmente uma empresa consegue competir no mercado sem ter um website, mais do que um outdoor ou que um cartão de visitas, website caminha para se tornar um vendedor ou uma extensão do “pensamento vendedor” no empresário moderno.

Os antigos websites eram criados a partir de tabelas, que funcionavam bem nos desktops e notebooks, eram quase planilhas com imagens que serviam como uma “catálogo”, mas para o mundo da informação “o tempo é mais curto” e em menos de 5 anos os primeiros sites evoluíram de um catálogo para canal de interação com os internautas.

As redes sociais abandonaram o formato convencional de website desktop e migraram para os smartphones que tornaram-se companheiros inseparáveis do ser humano.

Pois bem, a grande revolução deste século é a acessibilidade à informação, se você fizer uma rápida reflexão dificilmente você verá uma pessoa sem seu telefone próximo, olhando mais de perto esse telefone irá tocar a pelo menos uma vez a cada 5 minutos sinalizando uma mensagem, um e-mail ou um comentário que alguém fez em uma das diversas redes sociais ou encaminhou para o proprietário do aparelho.

Aí você me pergunta; Tá mas o que isso tem a ver com o título do artigo?

Simples a conectividade Full Time permite conversar com centenas se não milhares de pessoas por dia, você pode responder através das redes sociais, encaminhar e-mails, disparar mensagens via WhatsApp, e ainda no jeito mais antigo telefonar para as pessoas. Fazendo uma rápida analogia do método antigo de vender, onde era preciso visitar as pessoas fisicamente, ou seja, se deslocar até a empresa do cliente, hoje podemos navegar e contatar pessoas do outro lado do planeta usando o Skype, transmitir vídeos como se estivéssemos pessoalmente conversando, encaminhar e trocar documentos, compartilhar a visualização de telas apresentar produtos, com isso o vendedor que antigamente conseguia no máximo realizar quatro visitas por dia, hoje é capaz de realizar mais de 10 reuniões em um único dia de trabalho.

Ok, mas aonde fica o título do artigo?

Simples na gestão da quantidade de informações. Pare por um instante e reflita onde armazenamos e organizamos todas as conversas e tarefas que são realizadas em um único dia de trabalho?

Centralizar essas informações para serem organizadas e automatizar os processos é fundamental para conseguir gerenciar o relacionamento com seus clientes, não basta ter uma caixa no Outlook e achar que as pastas vão te ajudar a guardar informação, tudo que fará será acumular megas e mais megas de informação não lida, e quando precisar fazer um relatório com certeza gastará horas preciosas do seu dia para tentar organizar e formatar a informação.

O processo de vendas 3.0 entende que seu Website é a maior ferramenta de vendas que você pode ter empresa, você pode interligar com as redes sociais, pode publicar conteúdos sobre a sua empresa, disseminar o conhecimento que você domina e atrair interessados, em proporções simplesmente assustadoras se forem comparados com o método de contato físico com as pessoas.

As possibilidades de vendas utilizando a web para divulgar e apresentar produtos e serviços ainda não podem ser limitadas a um número simples pois dia após dia uma nova técnica de divulgação ou formatação para disseminação da informação é implementada, e assim a competição fica cada vez mais acirrada.

Você e sua empresa estão preparados para cuidar deste fluxo de informação absurdo?

Para terminar esse artigo gostaria de pontuar um dito que aprendi há muitos anos atrás:

“A seca mata lentamente, contudo a enchente mata de uma vez”.1

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