Vender, o segundo ofício mais antigo do Mundo!

Olá,

Sou empreendedor desde 1992 e sempre tive com “norte” uma frase de um de meus primeiros clientes: “não se constrói prosperidade com dinheiro emprestado”. Demorei duas décadas para compreender a profundidade e sabedoria da frase.
Em 2013 durante uma viagem, de bicicleta, na estrada tive um “insite” que me ajudou a compreender e mudar tudo na empresa.
Vender é o segundo ofício mais antigo da história da humanidade, o comércio construiu nações, histórias de prosperidade e superação. Imerso nestas histórias está o vendedor com sua rotina, disciplina e perspicácia.
Todo empresário de sucesso tem na sua história inúmeras tentativas de estruturação de empresas com fracasso, naturalmente a tentativa que próspera é aquela associada a área comercial, por mais que se diga o contrário, sem vendas não há dinheiro para sustentar a máquina.
O segredo da área comercial esta no método, organização e velocidade de ação. Ao reconstruir minha empresa entendi que quanto mais simples o entendimento do produto, e seus benefícios, mais rápido conseguiria prosperar, contudo, não bastaria montar uma “banca para venda de água gelada no meio do deserto” era necessário saber por onde as pessoas passam, lembrar seus nomes, o que é importante para elas, seus valores expectativas, necessidades. Ou seja, aplicar o que hoje é chamado de CRM, ou em português Gestão do Relacionamento com o Cliente.
A gestão comercial é baseada em números, informações confiáveis, entender ” por onde os clientes passam” e como o produto pode interessar. O “pulo do gato” está em medir e acompanhar dia a dia sem perder a organização, ter recursos ferramentas com tecnologia para automatizar os processos repetitivos e melhorar os resultados das vendas.
Ao desenvolver o Simple Pack CRM, apesar do nome em inglês, buscamos compreender as rotinas, o dialeto e valores da área comercial aqui no Brasil. Baseado na técnica através da formação e especialização em gestão comercial, estruturamos indicadores e processos que permitem a rápida compreensão dos processos de vendas, facilitando assim a compreensão do que está funcionando e o que precisa de ajuste.
Ao longo dos milênios os empreendedores ancestrais desenvolviam e testavam inúmeros métodos para vender seus produtos e serviços, para expandir e prosperar fragmentavam estes processos e formavam operadores especializados nestas frações. Contudo, a prosperidade só era alcançada com o controle rígido e pontual, não bastava “ensinar o trabalho” era preciso ter ferramentas e indicadores para acompanhar os resultados de cada etapa da venda.
O mundo evoluiu e as máquinas foram criadas para realizar os trabalhos pesados e repetitivos, com o passar do tempo, e do estudo da técnica, estas máquinas foram melhoradas e incrementadas, veja o exemplo da direção hidráulica, seu propósito era tornar a experiência de dirigir mais confortável, e segura, diminuindo significativamente o esforço necessário para “esterçar o volante e manobrar” o carro. Pois bem, menos de 70 anos após a invenção da direção hidráulica agora a industria automotiva oferece a direção elétrica, mais inteligente, leve, precisa e mais barata com o aprimoramento da experiência de dirigir com mais precisão e conforto na condução dos veículos.
O Simple Pack CRM tem o mesmo propósito, oferecer mais precisão, velocidade e conforto para o empreendedor poder conduzir sua empresa, ele elimina a necessidade de planilhas, horas de trabalho para montar relatórios, torna obsoleta a prática de enviar e-mails para a equipe interna para formalizar ligações, tarefas, reuniões. Não tem custo de licença por usuários, permitindo a expansão da equipe sem aumentar o custo operacional e ainda agrega os métodos e processos tão estudados e polidos ao longo da história da área de vendas.

Da mesma forma que a direção hidráulica oferece facilidade, mas foi substituída pela direção elétrica os e-mails e planilhas tornaram-se obsoletas e estão sendo substituídas pelo Simple Pack CRM.

Quer saber o segredo da prosperidade em vendas, simples; centralização de informações, organização e automação de processos.

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