CRM, você tem um projeto comercial?

Qual seu projeto comercial?

Iniciei um e-mail de resposta para um potencial com esta pergunta, na conversa ele estava cotando a contratação do Simple Pack CRM e tinha pressa para implantar a plataforma, pois ia participar de uma feita em menos de 30 dias e queria tirar pedidos no CRM  e encaminhar para o ERP.

A expectativa e visão eram viáveis até eu perguntar qual seria o fluxo de trabalho.
Para vislumbrar a situação do potencial; as pessoas visitariam o Stand da empresa, as recepcionistas e vendedores cadastrariam nome, e-mail e empresa para registrar a visita?
Ao solicitar um orçamento, qual o caminho que os vendedores deveriam realizar, pesquisar se a pessoa já havia sido cadastrada, ou cria o cadastro para depois mesclar os repetidos, abrir um orçamento abaixo do cadastro do potencial e selecionar os produtos para montar a proposta, mas antes quais as linhas de produtos para apresentar na feira, qual o preço, quando seria inserido na base de dados para disponibilizar para os vendedores?
Emitir o pedido e encaminhar para o ERP faturar e a ordem de envio de mercadoria, o ERP tem regras para entrada do cadastro de empresas e pessoa físisca, como o CNPJ e CPF que devem ser validados para poder emitir a NF e cobrança, como e quando fazer a integração entre as duas ferramentas?
Automatizar um processo carece de formalizar a ações passo a passo e testar para ter certeza que funciona, sem este procedimento não há como garantir o resultado correto no final do processo.
Implantar um CRM na empresa parte de um projeto comercial, quando a implantação é realizada por “osmose” com o fluxo existente o tempo de efetivação do projeto é mais longo, contudo os detalhes dos processos tem menos revisões e erros pois são testados na prática no dia-a-dia.
É compreensível a expectativa em ter “tudo integrado e automatizado”, porém para atingir este cenário é preciso planejamento e empenho na formalização dos processos, montar uma base de trabalho. Como se diz no popular, “é preciso ter a fundação para depois subir as paredes para apoiar o telhado”, não dá para inverter a ordem.
Caso você esteja buscando uma Solução de CRM para sua empresa, tenha em mente que depois de contratar o software ou plataforma de trabalho será necessário investir tempo e horas de trabalho para formalizar os processos, treinar a equipe e acompanhar as informações para ajustar e aprimorar os resultados do seu time.

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